quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O Ser Humano - O que Deus espera de nós?


Versículos para reflexão:

26E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.


Texto para reflexão:

Esses versículos falam da criação do homem e da mulher, logo os mesmos mencionam a criação do ser humano, considerada a maior criação de Deus.
Mas antes de tudo vamos ver qual o significado que encontramos para Ser Humano. O Ser humano, de acordo com a Biologia, é um animal racional, mas de acordo com a Bíblia, o ser humano é composto de corpo e alma e foi criado à imagem e semelhança de Deus, por isso nós humanos somos a maior criação do nosso Senhor Deus. Pois, é um privilégio e uma grande honra sermos semelhantes ao Ser mais poderoso do universo.
Deus deu ao homem total autoridade sobre a Terra. Mas por causa da vaidade e da ganância o homem peca e cai em desgraça (Gn 3) e o pecado começa a ser espalhado pela Terra, e depois que  Caim mata Abel, por causa da inveja (Gn 4), é que as coisas pioram mais ainda. Então, o homem é corrompido (Gn 6. 11, 12).

“A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra”.

Pecados e mais pecados afloram a Terra. Então, Deus extermina a humanidade e todos os seres viventes através do dilúvio (Gn 7. 21-23), pois Ele se arrepende de ter criado o ser humano, apenas salva a Noé (homem justo na época), sua família e um casal de cada espécie de animal.

“E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem.
Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca”.

Após o dilúvio Deus promete nunca mais destruir a humanidade (Gn 9). Mas, apesar de tudo, o homem ainda continua pecando até hoje, como exemplo temos as cidades de Sodoma e Gomorra, que foram destruídas por causa disso. Logo, Deus cria diversas Leis, mas homem continua pecando e muito. Podemos ver as Leis de Deus nos livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômios.
Muitos homens na Bíblia pecaram: Abraão, Jacó, Saul, Davi, Salomão, Pedro, Judas Iscariotes, Paulo etc., mas alguns se arrependeram e Deus os perdoou, mas outros caíram em desgraça porque não se arrependeram. Mas só Jesus Cristo foi o único homem na Terra que venceu o pecado e provou isso e prova até hoje.
Nos dias atuais, o homem está louco. O pecado assola toda a humanidade, muitas vezes perdemos o controle dos nossos pecados, e tome mais e mais pecados.
Muitos líderes religiosos pecam e muito e ainda se utilizam do nome de Deus para praticarem seus pecados. O homem está vivendo em um mundo capitalista dominado pelos pecados. Que são, segundo a Bíblia, as obras da carne (Gl 5. 19-21).

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.

Vejam este trecho sobre o Dalai Lama:

Certa vez, perguntaram ao Dalai Lama: “O que mais te surpreende na Humanidade?” E ele respondeu: “Os homens … Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido”.

 Mas há salvação para o ser humano? Para a humanidade? A resposta é SIM. Através da conversão verdadeira, sendo discípulo de Jesus, negando a nós mesmo, tomando nossa cruz e seguindo Jesus (Lc 9. 23) e fazendo o que Jesus nos manda, pregando e ensinando o evangelho dEle (Mt 28. 19, 20).

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.

Mas o que é ser um discípulo? A resposta é a seguinte: o discípulo é alguém para quem Cristo é o Senhor da sua vida.
Como ser discípulo? A resposta é esta: tendo um tempo a sós com Jesus (Jo 15.5), vivendo a e na palavra (Jo 8. 31, 32), orando com fé (Jo 15.7) , tendo comunhão com crentes e não crentes (Jo 13. 34, 35), testemunhando para o mundo (Jo 15.8) e ministrando, ensinando, orientando e ajundando os outros (Jo 15.13).
Antes de tudo o ser humano para ser um discípulo e ser santo deve viver o fruto do Espírito Santo (Gl 5. 22, 23).

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei”.

Vivendo o fruto do Espírito Santo, automaticamente você se torna uma pessoa humilde, companheira, amiga, com temor (respeito e obediência) a Deus, preocupada com as pessoas não salvas (o mais difícil, mas não impossível), educada/gentil (talvez seja difícil, mas também não impossível), alegre, brincalhona, com mais fé, etc.
Com isso tudo, o homem se torna um ser justo, vários homens justos, tornam a nação que vivem justa, várias nações justas tornam o mundo justo. Deus espera isso, desde o dia que nos criou. Portanto, sejamos um para que o mundo creia (Jo 17.21).

“Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário