quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mentira

Versículos para reflexão:

Ex 20.16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Ex 23.1 Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa.

Pv 14.5 A testemunha verdadeira não mente, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras.

Mt 5.33 Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falsos, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.

Texto para reflexão:

Em cada versículo encontramos uma expressão que chama a atenção, são elas: “falso testemunho”, “notícias falsas”, “testemunha falsa” e “juramentos falsos”. Elas lembram uma palavra de sete letras, que é a mentira. Mas, o que é mentira?
De acordo com minhas pesquisas na internet, mentira é o nome dado às afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nesses dizeres. O ato de contar uma mentira é "mentir", e quem mente é considerado um "mentiroso".
A mentira pode gerar várias características maléficas no ser humano, tais como: maldade (Isaías 59.3b ... os vossos lábios falam mentira, a vossa língua profere maldade), falsidade, fingimento, cinismo, hipocrisia (estes quatro últimos podemos usar com exemplos neste versículo Mateus 7.21, cristãos que fingem ser cristãos), desconfiança, traição (Judas fingiu que amava Jesus e o traiu), iniqüidade, injustiça, injúrias, corrupção, enganação (Gênesis 3), em muitos casos tentação (Mateus 4.1-11).
A mentira gera intrigas entre amigos, familiares etc.; desavenças; fofocas irrelevantes; desuniões etc.
A mentira existe desde o início do mundo, quando a serpente, que era o diabo, enganou Adão e Eva, e os tentou a comer o fruto proibido do Jardim do Éden (Gênesis 3). Com isso vemos que o diabo é o pai da mentira, pois foi ele quem deu início a esse grande mal, e através deste se originou os vários tipos de pecados que temos espalhados no mundo.  
O diabo é mentiroso (João 8.44), têm enganado muitos de todas as formas possíveis, a bíblia diz que ele para enganar se for possível pode se transformar em um anjo de luz (2 Coríntios 11.14), então irmãos tenhamos cuidado com a mentira, pois ela é muito grave.
Jesus Cristo foi sempre contra a mentira, pois ele nunca pecou, combateu todo tipo de pecado no mundo, um deles, é lógico, a mentira e todos os males que ela pode causar.
Jesus Cristo foi contra a falsidade, o fingimento, o cinismo e as hipocrisias dos fariseus, saduceus e outros líderes religiosos, que se autodenominavam doutores da Lei, pois estes distorciam toda a verdade das Escrituras Sagradas e, logicamente, enganavam o povo.
Jesus Cristo foi muito injustiçado por causa da mentira e, também foi enganado e tentado por Satanás (Mateus 4.1-11), mas com a fé que sempre teve em Deus, não permitiu esses males.
Também, por causa da mentira o mundo hoje em dia está dividido em muitas religiões, tais como Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, ateísmo (que não é religião) etc., e um dos grandes motivos para estas divisões podemos encontrar em Mateus 28.11-15, quando os soldados romanos enganaram os judeus dizendo que Jesus não ressuscitou, que o corpo dele foi roubado da cova, enquanto caíram no sono.
Por causa da mentira, a corrupção vem aumentando a cada dia, pois os políticos se utilizam de várias mentiras para enganar o povo e assim conseguirem votos e se elegerem.
Muitas pessoas estão se passando por “profetas” e outras se passando por “Cristo”, elas estão mentindo, enganando as pessoas com falsos ensinamentos e que, claro, não são bíblicos. Irmãos tenham cuidado, pois Jesus Cristo mesmo disse que antes da sua volta, haverá falsos profetas e falsos cristos (Mateus 24. 5, 11, 23, 24; Marcos 13. 21, 22; Lucas 21. 8), então, não vos deixe se enganar por estes. Orai sempre e vigiai, pois o fim está próximo.
Os cristãos devem seguir os ensinamentos bíblicos e a partir disso ser contra a mentira, como vemos em alguns versículos da Bíblia:

  • Lv. 19. 11,12 Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o SENHOR.

  • Dt 5.20 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

  • Sl 119.163 Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei.

  • Pv 6.16-19 Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

  • Pv 11.3 A integridade dos retos os guia, mas, aos pérfidos a sua mesma falsidade os destrói.

  • Pv 30.8 afasta de mim a falsidade e a mentira;...

  • Ef 4.25 Por isso deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

  • Cl 3.9,10 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;...

  • 2 Ts. 2.11,12 É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.

Mas há solução para tudo, se pecamos nós podemos nos arrepender, pedir perdão a Deus pelos nossos pecados e orar para que nunca mais pequemos. Pois se o pedido de perdão vier do fundo do coração, com certeza, Deus irá nos perdoar.
Então irmãos, como cristãos que somos, oremos sempre e peçamos perdão a Deus por tudo e agradeçamos a Ele por sempre está do nosso lado e sempre nos perdoar, e com isso sigamos tudo o que está na Bíblia e, é claro, cumpramos todas as palavras.
Que graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos. Amém.

Referências


Bíblia de Estudo Almeida. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário